terça-feira, 8 de abril de 2014

TETELESTAI- ESTÁ CONSUMADO! ESTÁ PAGO! (João 19.30 e Efésios 1.3-7)

Por Ana Chagas



Hoje iremos refletir  um pouco acerca do texto da carta de Paulo aos Efésios1. 3-7, trazendo também à memória o significado da palavra dita por Jesus em seus últimos segundos de vida na cruz: "Tetelestai!", ou seja, "Está consumado" (João 19.30). Uma palavra curta, porém, impregnada de um profundo significado para a vida dos eleitos de Deus!

João 19.30: "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."

Efésios 1.3-7:  "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,"

VERSÍCULO 3- OS ELEITOS DE DEUS já foram abençoados com bênçãos espirituais nos lugares celestiais, por meio de Cristo, desde a eternidade;

VERSÍCULO 4- Foram ELEITOS nEle antes mesmo que o mundo existisse (oh, glória!), com o propósito de serem irrepreensíveis diante dEle em amor para o louvor de Sua glória! Ou seja, não foram salvos para seu próprio bem-estar apenas, mas, primeiramente para serem filhos que dão prazer ao Seu Pai por viverem uma vida de obediência e amor a Ele e a consequência deste amor e obediência a Ele, é gerado neles o amor e a compaixão pelo próximo, o que os leva a cumprir a sua missão no mundo como Igreja do Senhor; que vive a Palavra e a dissemina pela face da terra, até seus confins;

VERSÍCULO 5- ELES FORAM PREDESTINADOS para serem irmãos de Jesus Cristo por adoção; agora não são mais seus inimigos por causa da queda desde Adão, mas FILHOS amados dEle, a quem podem chamar de PAIZINHO QUERIDO pois o Espírito Santo que agora habita em seus eleitos, os assegura da vida eterna e os conduz a uma vida de Paz, sabendo que não são mais escravos do pecado, mas livres em Cristo Jesus, propriedade exclusiva de Deus, das mãos de quem ninguém os poderá arrebatar! (Glória a Deus!). E o que Deus fez por eles, o fez pela Sua vontade perfeita, e não por méritos deles. Pois, se dependesse dos méritos deles, jamais se achegariam novamente a Deus; pois o pecado (cometido em Adão) fez um grande abismo entre eles e Deus. E a única solução seria um que pagasse pela dívida de todos eles. Mas não poderia ser alguém dentre eles, porque todos pecaram. Mas Deus sendo rico em misericórdia, enviou seu próprio Filho, O qual a si mesmo se entregou, deixando a sua glória, humilhando-se encarnando, nascendo de mulher, mas por obra do Espírito Santo, e sendo como um deles, sendo tentado como todos eles, porém, sem jamais ter caído em pecado algum. E somente por isso, Ele era exatamente O ÚNICO QUE PODERIA NOS SUBSTITUIR DIANTE DO DEUS SANTO E JUSTO. Como João Batista disse: "Este é O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO". Sim! Ele é este cordeiro, aceito pelo Pai como sacrifício puro e perfeito, e acima de tudo, o sacrifício definitivo, não restando mais nada a ser pago.

VERSÍCULOS 6 E 7- JESUS pegou o escrito de dívida que constava contra nós diante do pai e o encravou lá naquela rude cruz; ou seja, Ele o pagou; tornando os eleitos agora aceitáveis aos olhos do Pai. Quando O cordeiro, Jesus Cristo, antes de morrer, afirmou: "Tetelestai!" ou seja "Está consumado!", Ele estava exatamente afirmando isto: "O preço foi pago!" (Aleleuia!). No mesmo instante, lá no Templo, o véu que separava o LUGAR SANTO do SANTO DOS SANTOS, se rasgou de alto abaixo, simbolizando que agora, após o sacrifício de Cristo, já não há necessidade de sacrifícios rituais de animais como era realizado pelo povo de Israel, mas agora, não apenas o povo de Israel, mas também pessoas de todas as nações poderiam render-se a Cristo e serem limpos e ter sua comunhão restaurada com Deus pelo Seu precioso sangue! Agora, em Cristo, os eleitos são agradáveis aos olhos de Deus; pois, antes de olhar para aqueles que antes estavam perdidos, miseráveis pecadores, os olhos do Pai vêem primeiro Seu Filho e contemplam diante de Si o Cordeiro perfeito, que foi morto e em seguida ressuscitado pelo Seu Pai mediante ação do Espírito Santo, O qual tanto foi o sacrifício, quanto o holocausto em nosso lugar. E, somente pelo fato de olhar para estes pecadores através de Seu Filho, Deus os aceitou, desde a eternidade (dimensão atemporal/ espiritual), e os vê como agora são, não apenas na eternidade, mas na própria história temporal destes homens! Que, em Cristo, agora são: regenerados pelo Espírito Santo, convertidos, arrependidos e em pleno processo de santificação, o qual prossegue ininterrupto até a plenitude da santidade, que se dará na glória com Ele, no desfecho da glorificação do Filho, a saber, a sua volta com poder e grande glória nas nuvens!

Glória a Deus! Eu sou um destes miseráveis pecadores alcançados e redimidos por preço tão alto que ninguém na face desta terra poderia pagar!
 

Nenhum comentário: