sexta-feira, 16 de abril de 2010

Você já leu a Bíblia hoje?

"EXAMINAIS AS ESCRITURAS, PORQUE VÓS CUIDAIS TER NELAS A VIDA ETERNA, E SÃO ELAS QUE DE MIM TESTIFICAM." (João 5.39)

Você já leu a Bíblia hoje? E ontem, você leu? E na semana passada, você chegou a ler? Vou ainda mais fundo: Você lembra quando a leu pela última vez? Ou: Alguma vez você teve oportunidade de ler um exemplar da Bília? Você aproveitou esta oportunidade? Ou simplesmente não percebeu a sua importância?
Alguns não lêem a Bíblia simplesmente porque não sabem ler, mas se põem a escutar quando outra pessoa lê para ela, seja na Igreja, seja em casa; assim ela também é edificada, pois a Palavra de Deus diz que a Fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus."(Rm 10.17). Mas estou perguntando a você, que sabe ler, que tem um exemplar da Bíblia na sua casa, quem sabe na cabeceira, ou na estante, ou sobre um outro móvel, talvez aberta no Salmo 91, ou no Salmo 23, talvez empoeirada; pergunto se você tem dado o valor devido à Palavra de Deus. Gostaria que você parasse um pouco e refletisse comigo acerca de toda a trajetória das Escrituras Sagradas a qual está hoje em nossas mãos.:
"A Bíblia é o livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo – desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. E, como tal, deveria ser conhecida e compreendida por toda a humanidade. A necessidade de difundir seus ensinamentos, através dos tempos e entre os mais variados povos, resultou em inúmeras traduções para os mais variados idiomas. Hoje é possível encontrar a Bíblia, completa ou em porções, em mais de 2.400 línguas diferentes." (SBB)

inspirando a cada um dos seus escritores, através do Espírito Santo para que assim escrevessem estes livros os quais foram preservados ano após ano pelos antigos e pelos cristãos primitivos até serem compilados e organizados canonicamente; todos eles com a SUA devida autenticação através da referência a estes por Jesus Cristo, pelos Apóstolos e pelos pais da Igreja. Primeiramente ela está em nossas mãos porque Deus assim o fez acontecer,Cremos nesta inspiração porque Jesus Cristo não apenas mencionava os Escritos "A Lei e os Profetas", mas utilizava constantemente trechos dos mesmos, como nas tentações no deserto ou quando falou acerca do sinal do Profeta Jonas, e em muitas outras ocasiões, afirmando assim, a autoria e autoridade divinas através dos seus santos servos.
Em segundo lugar, os autores livros do Novo Testamento receberam do próprio Cristo toda a autoridade para, após terem sido revestidos pelo Espírito Santo, Ensinarem aos cristãos em nome DELE. E o mesmo Jesus diz que aqueles que receberem a eles (os Apóstolos) estarão recebendo ao próprio Cristo. (Jo 13.20). Mais tarde o Apóstolo Paulo (Saulo) o qual viu a Cristo ressurreto no Caminho de Damasco e teve a sua vida transformada, escreve: "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir (replicar argumentando), para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra." (II Tm 3.16-17).
Acho simplesmente maravilhoso o fato de que Deus inspirou mais ou menos quarenta (40) escritores, em tempos, épocas e locais distintos, os quais escreveram em harmonia, formando uma perfeita sinfonia, formando um conjunto (a Bíblia), que jamais nenhum deles imaginou que haveria esta compilação algum dia.

Em terceiro lugar, quero refletir com você, meu querido leitor, sobre a importância desta Palavra para a nossa vida:
  • É através da leitura dela que conhecermos a verdade de Deus, que somos transformados por esta Verdade, que são abertos os nossos olhos para a luz do Evangelho de Cristo, enfim, que podemos ter a nossa vida espiritual fortalecida. Um irmão em Cristo me contou uma parte do testemunho que ouviu do Miss. Ronaldo Lidório, o qual está num longo e árduo trabalho de tradução da Bíblia para a língua Limonkpeln, um dos dialetos do povo Konkomba em Ghana na África. O Missionário contou que quando eles tiveram em suas mãos as primeiras páginas traduzidas na sua própria língua (de um dos evangelhos) ao lerem sobre Jesus e o como Deus revelou o seu amor pela humanidade, choraram de tanta alegria. E, segundo ele, um daqueles irmãos disse: "Vocês no seu País devem ser muito felizes." O Missionário perguntou: "Por que?" Ao que ele respondeu: "Porque nós apenas aqui, apenas com estas páginas já estamos maravilhados, imagino como o seu povo é feliz." Então o Missionário lembrou da realidade no nosso País, onde temos a Palavra de Deus, onde podemos não apenas andar com ela, mas também a podemos ler com toda a liberdade; porém, não lhe damos o valor devido. Por isso o Missionário lamentou no seu coração.
  • Você sabia que existem Países onde a Palavra de Deus não pode ser lida e nem sequer tem entrada autorizada nas suas fronteiras? Onde pessoas partilham apenas páginas dela, reunindo-se até mesmo em buracos, em grutas, para poder adorar ao Senhor? Já passou pela sua cabeça que neste momento, cristãos estão sendo torturados e mortos por amor a esta Palavra, por darem a ela o seu devido valor e por estarem dispostas não apenas a serem torturadas, mas até a morrer por amor do nome de Jesus, o qual conheceram através das Sagradas Escrituras?
E eu e você que vivemos aqui no Brasil, qual tem sido a nossa atitude diante da Palavra de Deus?

"Existem aqueles que têm a Bíblia mas não leem, existem outros que lêem mas não a amam, porém, existe aqueles que lêem e realmente a amam." (frase do Irmão André- "O contrabandista de Deus")

Se você ainda não realizou uma leitura da Bíblia completa, o que considero de suma im portância, sugiro aqui para você várias opções de Leitura da Bíblia; em três meses, em um ano, em dois anos, etc.
Escolha o seu método aqui e Leia a Bíblia!
Escolha outras opções aqui também.

2 comentários:

Leonardo J. N. Félix disse...

Ana, graça e paz!

Muito bom. Precisamos incentivar a leitura Bíblica.

Abraço.

Confira o post do CRÍTICA SAGRADA: "DITADURA GAY, MÍDIA GLOBAL E A IGREJA". Precisamos nos organizar contra a PLC 122. http://criticasagrada.blogspot.com/

Ana Chagas disse...

Pr. Leonardo, obrigada pela participação mais uma vez aqui no Blog. Como sempre, por aqui dando esta força! Com certeza estou junto com o povo cristão contra a PL 122. O cristão não pode ser omisso, mas deve influenciar biblicamente, salgar este mundo. Fica na Paz! Abraço Fraternal!