sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chuvas no Rio de Janeiro- Falando sobre as catástrofes de forma consciente à luz da Bíblia

Link atualizado sobre as catástrofes no Rio em 2011 Acesse.

Artigo:

Recebi este E-mail do Pastor Jair Silva, que pertence à UIECB, a qual está em Campanha em prol dos desalojados pelas chuvas no Rio de Janeiro. S.O.S.Congregacionais. Leia mais sobre a Campanha e envie a sua contribuição aqui: UIECB faz Campanha em prol dos desalojados no Rio de Janeiro

Menina previu a própria Morte

(Estas crianças eram alunas da EBD de uma das igrejas da UIECB)

Rio - No Morro do Cubango, a busca pelos corpos de três Irmãos mobilizou mais de 50 Pessoas, entre Bombeiros e Voluntários.
Cassiane, 7 Anos, Carolina, 8, e Alexandre, 15, foram soterrados em Casa. Idelma dos Santos, 29, Vizinha das Crianças e a quem as duas Meninas chamavam de Mãe, acompanhou as buscas e chocou até mesmo os Bombeiros ao contar que a Caçula sabia que iria Morrer.

- “Ela estava brincando com meus Filhos, quando disse que não iria comigo à Igreja ontem ( Terça-Feira ), porque ela morreria naquela Noite !
- Ela disse ainda que, a Casa iria Desabar e não daria tempo de Salvá-las ...
- Não dei ouvidos, porque era conversa de Criança, mas não parei de pensar nisso”, lembrou.

A Mãe das três Crianças não morava com elas, que eram criadas pelo Pai, Alexandre Conceição, 35, internado em estado grave no Hospital Azevedo Lima.
“Quando ouvi o primeiro estrondo, tentamos ajudar, porque ouvi o Alexandre ( Filho ) pedindo socorro antes do segundo desabamento.
Ele chegou a bater na minha Porta, mas a voz dele já estava fraca, por isso não o encontramos mais”, lamentou Idelma.
- Os corpos de Cassiane e Alexandre estavam abraçados.
“Estamos revoltados, porque sabíamos do risco dessa encosta desabar.
- A Prefeitura de Niterói também.
Se alguma coisa tivesse sido feita antes, meu Filho, minha Nora e meu Neto talvez ainda estivessem aqui”, lamentou o Estofador Jorge Terra, 63, também do Morro do Cubango.

O que podemos falar sobre
este assunto à luz da Bíblia?

É muito difícil num momento como esse ficarmos apáticos,sem externar nenhuma reação. Nós, cristãos evangélicos, não somos nem estamos alienados da realidade, como dizem alguns. É verdade que muitos não expressam as suas opiniões. Existe a grande necessidade de assumirem a postura de seres capazes de influenciar a outros com o bom senso, com o pensar à luz da Palavra de Deus; com o criticar negligências do governo, desde o nível comunitário até o nacional, quando assim se fizer necessário. Não podemos ser "Maria vai com as outras" precisamos exercer nossa vez e voz como cristãos. E o que digo, não digo apenas porque em meio a estes mais de cem mortos no Morro do Bumba e nas demais regiões afetadas pelas chuvas no Rio havia evangélicas ou familiares de evangélicos; mas digo porque é evidente a negligência, o descaso e a omissão do Governo Local para com a situação daquelas pessoas. Todos sabiam que aquele local era um local impróprio para a construção de habitações. As autoridades competentes não pararam em momento algum para se colocar no lugar daquelas pessoas, pensar que poderia ser a sua família que estaria em situação de risco. E mesmo que não fosse a família deles (como não era) mas eram pessoas, pessoas que, independente da sua classe social, batalhavam todos os dias e voltavam para encontrar seus filhinhos e o aconchego do seu Lar. A Prefeitura preferiu priorizar Projetos que nada tinham a ver com a proteção daquelas pessoas, a qual é Dever dela. Deveriam ter tirado aquelas pessoas daquele local e colocado para morar num lugar digno, onde não corressem risco de morte.

Sabemos que, além da injustiça social e do egoísmo destas autoridades que é totalmente impossível não constatarmos; sabemos que também há uma outra causa, também muito importante que gera este tipo de situação: É a falta de Deus no coração dos homens.Estes males existentes no mundo é o pecado que habita o coração do homem, que a cada dia que passa se distancia mais de Deus e por isso preferem viver segundo a sua ganância, a sua ambição, a sua avareza, e em nome desses seus ideais totalmente equivocados, acabam pisando em todo mundo, principalmente na classe menos favorecida, contanto que os seus objetivos sejam alcançados. Realizar feitos que levam a classe dominante a lhes aplaudir é bem mais viável do que socorrer a tempo algumas famílias pobres num morro lá no fim do mundo que talvez nunca venha a ter maiores problemas por conta de ter construído sobre um antigo lixão aterrado. Pessoas assim; capazes de desprezar a iminente dor alheia, nada tem a ver com Deus, estão muito distantes Dele. Que ELE tenha misericórdia destas vidas e que possam ter a oportunidade de se tornar gente de verdade.


Às famílias enlutadas os nossos sentimentos, estamos orando por cada família, para que Deus as venha consolar, pois somente Ele pode fazer isso. Diante de um fato tão doloroso quanto este, as pessoas ficam a se perguntar: Por que Deus permite que uma coisa dessas aconteça? Já falei sobre isso em outras postagens neste e em outro dos meus Blogs (no rodapé você terá os links): Deus tem o controle de todas as coisas; Ele não está ausente nem alheio a tudo isso; Deus apenas não muda aquilo que Ele já falou na Sua Palavra quando diz: "Aquilo que o homem plantar, isso também ceifará." (Gálatas 6.7; Gênesis 3.17) Quando Ele se refere ao homem, Ele fala no seu sentido genérico. O pecado da desobediência de Adão passou a toda a humanidade e todos passaram a sofrer: doença, envelhecimento, morte, etc. Algumas pessoas, além de já se encontrarem afastados de Deus por causa do pecado original, também se doam ao inimigo (o Diabo) para causar o mal a outras pessoas; bebendo e dirigindo; infringindo as leis do trânsito; sendo inconsequentes, irresponsáveis, etc. Vemos exemplos desse tipo em acidentes de trânsito onde ocorre a morte de quem não fez nada para causar aquele acidente; morte por "bala perdida" (não acho que existe "bala perdida"); etc. Deus permite que aconteça, mas não se alegra com estes acontecimentos. O inimigo de nossas almas acerca do qual está escrito: "O mundo jaz no maligno"I Jo 5.19b) tem agido com muita fúria e com pressa, porque ele sabe que lhe resta pouco tempo e ele deseja trazer para ele todos quantos puder, tentará até mesmo enganar os escolhidos de Deus. O inimigo (O Diabo) sabe que seu tempo está contado, que Jesus Cristo está às portas e que quando isto ocorrer ele será, ao fim de tudo, lançado juntamente com a morte, com os ímpios e com os seus demônios no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte, da qual a Bíblia nos fala.
Há coisas que só compreende quem é direcionado por Deus para entender; coisas que só são compreensíveis através da fé. Por isso muitas pessoas resistem em aceitar a verdade da Palavra de Deus; mas ela está aí, nas nossas mãos, preparada por Ele para nos alimentar, nos esclarecer, nos fortalecer e nos consolar em momentos difíceis como estes.


Enquanto estivermos no mundo, devemos viver e interagir uns com os outros neste mundo, de acordo com a Bíblia- a Verdade de Deus, para que outros venham a ter os seus olhos abertos através dela. Mas também precisamos exercer o nosso Direito como cidadãos e reivindicarmnos a Justiça, que sejam tomadas as devidas providências para com estas pessoas que além de perderem seus familiares, não poderão de forma alguma permanecer naquele lugar. Precisamos ficar atentos depois de um fato como este (que não é o primeiro e nem o último), temos algo em nossas mãos que ninguém pode nos tirar: O direito ao voto. Infelizmente muitos não lembram nem sequer em quem votou na última eleição, e muito menos quais foram os critérios que utilizou para escolher a quem dar o seu voto. Saiamos da alienação. Vamos ser eleitores conscientes, pois disso também depende a forma como será vista a realidade do cidadão da classe menos favorecida deste País.

Você poderá gostar também de:
Chuvas no Rio-S.O.S.- Campanha da UIECB em prol dos desalojados

Pastor Jair da UIECB fala do que presenciou na catástrofe que se abateu sobre Niterói-RJ

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário: